Nossa Teologia
Conheça alguns pontos de nossa teologia
O CAMINHO DO CONHECIMENTO
Diferente de abordagens puramente devocionais, nossa teologia incentiva o estudo e o questionamento. Acreditamos que a fé raciocinada é o alicerce mais sólido para a evolução espiritual.
Estudamos a natureza dos sete Orixás de Umbanda Hermética, não apenas como divindades externas, mas como POTÊNCIAS CÓSMICAS e forças ARQUETIPAIS que habitam também nosso inconsciente. Nossa visão da religião de Umbanda Hermética, resgata a herança africana de Thoth, através de Hermes Trimegisto.
SINCRETISMO E UNIVERSALISMO
Honramos as raízes africanas, tupinambás e do catolicismo popular, que formaram a Umbanda Tradicional, mas vamos além, buscando as verdades universais presentes em todas as grandes tradições místicas.
Para nós a "Umbanda é coisa séria para gente séria", ou melhor, "não estamos aqui para brincar de Umbanda". Desta forma manifestamos o compromisso com a verdade, entendendo que não existe uma verdade única, mas a verdade de cada um e com a ética de um seguimento religioso não ocidental, mas com visões herméticas.
OS 7 PRINCÍPIOS HERMÉTICOS NA UMBANDA
O MENTALISMO
A CORRESPONDÊNCIA
A VIBRAÇÃO
A POLARIDADE
O RITMO
CAUSA E EFEITO
O GÊNERO
O universo é mental. Tudo o que existe é fruto da mente do TODO, do CRIADOR, de OLORUM. Na Umbanda Hermética compreendemos que nossos pensamentos moldam nossa realidade material, psíquica e espiritual.
O que está em cima é como o que está em baixo. O ORUN (mundo espiritual) reflete o AIYÊ (mundo físico). A UMBANDA DIRETA reflete o que está na UMBANDA INVERSA. O Ritual e a Liturgia no TEMPLO (terreiro) são espelhos de movimentos cósmicos sagrados.
Nada está parado, tudo se move, tudo vibra. O AXÉ é a vibração divina do movimento. Através dos pontos cantados, das palmas e dos atabaques, elevamos a vibração para conexão com a divindade.
Tudo tem dois polos, tudo tem o seu COMPLEMENTAR, entendemos as energias da UMBANDA DIRETA (na Umbanda Tradicional Direita) e da UMBANDA INVERSA (na Umbanda Tradicional Esquerda) não com polaridades opostas, como bem e mal, mas como energias complementares, polaridades necessárias para o EQUILÍBRIO e a EVOLUÇÃO.
Tudo tem FLUXO e REFLUXO. Respeitamos os ciclos da natureza, as fases da Lua, as Influências Planetárias, a energia das Ervas e o tempo certo de cada fundamento espiritual. Tudo flui com o ritmo do universo.
Toda causa tem um efeito, todo efeito tem uma causa. Existe DHARMA e KARMA. Ações evolutivas geram DHARMA, ações involutivas geram KARMA, as ações são consequências de nossos atos.
O GÊNERO está em tudo. Não é apenas na matéria entre MASCULINO e FEMININO, mas energéticamente entre ATIVO e PASSIVO. Os Oxixás ATIVOS (Ogum, Xangô e Oxóssi) e as Orixás PASSIVAS (Yemanjá, Iansã e Oxum). Buscamos estas forças para o equilíbrio interior.






